Modelos de dinâmica de grupos

Segundo o wikipédia, dinâmica de grupo é uma ferramenta de estudo de grupos e também um termo geral para processos de grupo. A dinâmica de grupo forma a base da terapia de grupo, frequentemente com abordagem terapêutica, como na terapia familiar e na terapia expressiva. Algumas formas de dinâmica são bastante procuradas e geralmente usadas em aulas dinâmicas, grupos de casais e grupos de jovens. As mais famosas são: dinâmica das organizações, dinâmicas religiosas, dinâmica da população, leitura dinâmica, etc.

Deixo abaixo alguns exemplos e modelos de dinâmicas de grupos.

Objetivo: Mostrar a importância do trabalho em equipe.
Material: Bexigas todas da mesma cor. Cada bexiga deve conter dentro dela uma tira de papel com uma palavra.
Descrição: Entregar uma bexiga para cada pessoa e pedir para cada um encher a sua e à partir daí começa uma brincadeira. Todos de pé começam a jogar a bexiga pro alto com o objetivo de não deixar cair no chão. Depois de um determinado tempo, o coordenador fala em voz alta o nome de uma pessoa que esteja na brincadeira, essa pessoa deve sair da brincadeira. O restante continua jogando as bexigas pra cima. Novamente será falado outro nome de outro integrante e esta pessoa sairá e assim segue. Até no final restar apenas “uma” pessoa tentando segurar todas as bexigas sozinha.
Depois, pedir pada cada pessoa estourar uma bexiga e ler em voz alta o que está escrito no papel que estava dentro. Abrir espaço para comentários e explicar que não podemos segurar sozinhos, precisamos da ajuda dos outros.

Sugestões de palavras para colocar dentro das bexigas:
Empatia, Colaboração, União, Simpatia, Humildade, Perseverança, Esforços, Amor, Responsabilidade, Organização, Respeito, Disciplina, Coragem,…

Outra Reflexão:
Escrever em uma cartolina a palavra RATO em vertical, acompanhando outras palavras como segue abaixo.

Resonsabilidade
Amor
Técnica
Organização

—-

3 Comentários para este artigo
  1. Eliana em 6/08/2010

    Esta dinamica é maravilhosa.

  2. Sandra em 1/09/2010

    Adorei essa dinâmica. Obrigada pela dica.

  3. Michela Roc de s.cartaxo em 17/09/2010

    Que dinâmica maravilhosa.


Deixe seu comentário

Buscaí!

Sobre

Este é um blog criado tanto para entreter os leitores quanto para ajuda-los. Espero poder atingir meus objetivos e formar amizades e parcerias durante o processo.

Todos os direitos reservados.